Técnico brasileiro está atualmente no Borneo FC Samarinda
No último mês de janeiro, o treinador brasileiro Fábio Lefundes alcançou a expressiva marca de 100 jogos disputados na Liga 1, a Primeira Divisão do futebol da Indonésia.
Atualmente no comando do Borneo Samarinda, Lefundes construiu essa trajetória após passagens por Madura United e Persita Tangerang, totalizando três clubes comandados no país asiático.

Trajetória do professor
Natural do Rio de Janeiro (RJ), Fábio Lefundes, de 53 anos, iniciou sua carreira no futebol atuando como preparador físico em diversos clubes cariocas e, posteriormente, no Oriente Médio.
Na sequência, trabalhou como auxiliar técnico em equipes do cenário internacional, como o Jeonbuk Motors, da Coreia do Sul, e o Shandong Luneng, da China. Em 2020, integrou a comissão técnica de Bruno Lazaroni no Botafogo.

Sua primeira experiência como treinador principal ocorreu justamente no Jeonbuk Motors, onde comandou a equipe de forma interina por seis meses. Em 2021, veio a primeira oportunidade como técnico efetivo na Indonésia, ao assumir o Madura United.
Ao todo, foram 51 partidas à frente do Madura. Na primeira temporada, Lefundes conseguiu salvar a equipe do rebaixamento e, no ano seguinte, realizou uma campanha sólida, chegando a ocupar por algumas rodadas a liderança geral da competição.
Após nova passagem como auxiliar técnico no Shandong Taishan, da China, Lefundes retornou à Indonésia para assumir o Persita Tangerang, na temporada 2024/25. No clube, comandou a equipe em 34 jogos, alcançando uma campanha consistente e garantindo a permanência na elite do futebol nacional.

Chegada no Borneo
Desde junho do ano passado, o treinador está à frente do Borneo Samarinda, onde vive um excelente momento: são 14 vitórias em 19 partidas disputadas. Em contato com nossa reportagem, o professor Lefundes comentou sobre a atual fase da equipe:
“Aceitei o convite do Borneo na tentativa de alçar voos maiores. Sabíamos que enfrentaríamos dificuldades, principalmente pela redução do orçamento, o 14º da liga em investimentos. Mesmo assim, conseguimos quebrar rapidamente o recorde de vitórias consecutivas na competição, com 11 triunfos seguidos. O recorde anterior era de nove, e o nosso foi desde o início da liga deste ano. Terminamos o primeiro turno na segunda colocação, apenas um ponto atrás do líder, brigando de igual para igual com equipes de alto investimento”, destacou.
Com o trabalho cada vez mais consolidado na Liga da Indonésia, Fábio Lefundes fez questão de valorizar a comissão técnica e o esforço coletivo no dia a dia do clube:
“Teremos uma verdadeira ‘guerra’ no segundo turno, com várias equipes investindo ainda mais. Apesar de todas as dificuldades, o trabalho da comissão técnica vem rendendo muitos frutos. Estou orgulhoso de tudo o que já fizemos e esperançoso com o que ainda podemos alcançar”, concluiu.

